Saiu na mídia: Alunos da Unifesp ocupam prédio da diretoria em Guarulhos

Estudantes estão em greve desde 22 de março e pedem melhora na estrutura de instituição

Cerca de 250 estudantes ocuparam o prédio da diretoria do campus de Guarulhos da Unifesp (Universidade Federal do Estado de São Paulo) na noite desta quinta-feira (3). Os alunos estavam em greve desde o dia 22 de março. Entre as reivindicações estão melhora da estrutura da Instituição, que, segundo eles, é precária.

Os estudantes, que não quiseram se identificar, contam que construíram um barraco com tapumes em um galpão onde deveria ser construído o prédio dos cursos de letras, história, filosofia, história da arte, pedagogia e ciências sociais. Segundo eles, o ato foi repreendido por policiais federais.

— O nosso barraco mostrava a estrutura dos nossos prédios, que é, na verdade, nenhuma. Eles [policiais federais] falaram que estávamos degradando patrimônio público.

Leia mais notícias do R7

Os membros da comunicação da greve afirmam que entregaram à diretoria uma carta com as propostas de negociação, mas que não tiveram resposta. O grupo diz ainda que a ocupação continuará por tempo indeterminado.

— Ficaremos aqui até que alguém venha negociar com a gente. Queremos as mesmas coisas de antes: estrutura e, agora, pedimos que os estudantes também sejam descriminalizados.

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da Unifesp informou que membros da diretoria acadêmica e representantes da reitoria irão até o local ainda nesta sexta-feira (4).

greve-unifesp-tl-20120504

fonte: http://noticias.r7.com/vestibular-e-concursos/noticias/alunos-da-unifesp-ocupam-predio-da-diretoria-em-guarulhos-20120504.html

Um comentário em “Saiu na mídia: Alunos da Unifesp ocupam prédio da diretoria em Guarulhos

  1. BOLETIM INFORMATIVO INDEPENDENTE

    A vitoriosa GREVE UNIFESP 2012 e, a OCUPAÇÃO DA DIRETORIA ACADÊMICA pelos ESTUDANTES que estão na LINHA DE FRENTE do movimento grevista, cumprindo DETERMINAÇÕES DELIBERADAS NAS ASSEMBLÉIAS GERAIS deverá ser amplamente debatida na próxima ASSEMBLÉIA GERAL do dia 10/05/2012, inclusive informes do MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.

    Neste sentido, vamos nos ater aos FATOS e os seus DESDOBRAMENTOS, única forma de evitar julgamentos baseados no SENSO COMUM, típico nestes momentos onde ninguém OUVE ninguém e o MOVIMENTO PENDULAR DAS DECISÕES está mais para o EMOCIONAL do que para o RACIONAL.

    CONFRONTO ARMADO PELO DIRETOR ACADÊMICO E PARTE DA CONGREGAÇÃO: PROVOCAÇÃO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL!

    Parte dos docentes que compõe a MAIORIA DA CONGREGAÇÃO, principal instancia RESPONSÁVEL pela aprovação das diretrizes da DIRETORIA ACADÊMICA que culminaram na PRECARIZAÇÃO DO CAMPUS PIMENTAS – pelas contradições, sabiam que não tinham REPRESENTATIVIDADE para negociar com o MOVIMENTO ESTUDANTIL.

    HORA DA VERDADE, QUE DIGAM O CONTRÁRIO!

    Portanto, é CONDICIONANTE DESMISTIFICAR mais este ATAQUE DO DIRETOR ACADÊMICO e parte da CONGREGAÇÃO, visando DOBRAR OS ESTUDANTES!

    Primeiro, a LEGÍTIMA OCUPAÇÃO DA DIRETORIA ACADÊMICA, decidida por MAIORIA em PLENÁRIA DO COMANDO DE GREVE está sendo UTILIZADA DE FORMA EVIDENTE como FERRAMENTA PARA DESMOBILIZAR OS ESTUDANTES.

    Segundo, cumpre resgatar a posição que sempre DEFENDEMOS nas ASSEMBLÉIAS que a principal instancias de PODER, emanada dos ESTUDANTES é a ASSEMBLÉIA GERAL e seu órgão executivo o COMANDO DE GREVE!

    O COMANDO DE GREVE é composto por COMISSÕES. Estas COMISSÕES são abertas a QUALQUER ESTUDANTE. Durante um período da GREVE, aprovou-se em PLENÁRIA DO CG a proposta de DELEGADOS e, sabemos, surgiram vários conflitos internos, decorrentes da atuação de alguns destes delegados.

    Diante dos erros desta “instância de delegados”, defendemos em assembléia passada sua EXTINÇÃO, uma vez que no dia a dia demonstrou CLARAMENTE ser uma TERCEIRA INSTÂNCIA DE PODER e que trazia mais problemas do que soluções, dividindo o movimento. A assembléia compreendeu e deliberou contra a existência de DELEGADOS, mantendo apenas as COMISSÕES que compõe o COMANDO DE GREVE.

    O movimento estava cada VEZ MAIS FORTE. Sentindo a derrota bem próxima, a DIRETÔRIA ACADÊMICA e PARTE DA CONGREGAÇÃO, votaram a abertura de SINDICÂNCIA INTERNA e tinham um propósito: ATINGIR OS ESTUDANTES QUE ESTAVAM NA LINHA DE FRENTE DO MOVIMENTO GREVISTA.

    Era fácil deduzir o que poderia ocorrer: a RADICALIZAÇÃO DOS QUE SERIAM ATINGIDOS POR ESTA MEDIDA INSANA E MAQUIAVÉLICA. Desta forma, estavam colocando GASOLINA NA FOGUEIRA, uma vez que o AMBIENTE ESTAVA TENSO, ou seja, PROPENSO a decisões DIVERSAS, inclusive a OCUPAÇÃO DA DIRETORIA.

    Esta atitude IRRESPONSÁVEL será motivo de muita discussão na academia, uma vez que à REVELIA DO PRÓ-REITOR LEDUÍNO, LOGO APÓS e na presença diversos ESTUDANTES DA COMISSÃO DE DIÁLOGO (mais de 30): TER GARANTINDO NÃO PUNIR ESTUDANTES ATIVISTAS DA GREVE UNIFESP PIMENTAS 2012.

    Vejam: estes fatos estavam sendo decididos no mesmo dia, quase no mesmo horário e em SALAS dentro da UNIFESP PIMENTAS!!!

    Qual era o “PULO DO GATO” desta armadilha TRAIÇOEIRA DA DIRETORIA E PARTE DA CONGREGAÇÃO, CONTRA O MOVIMENTO ESTUDANTIL E AINDA O PRÓPRIO REPRESENTANTE DA REITORIA?

    Simples, vamos lá: esta abertura de SINDICÂNCIA com o propósito de utilizar os FACTÓIDES CRIADOS POR ELES MESMOS visava levantar os NOMES E MATRÍCULAS de todos que estavam à FRENTE das COMISSÕES que compõe o COMANDO DE GREVE!

    Sabemos que uma SINDICÂNCIA NÃO TEM O MENOR EFEITO JURÍDICO SOBRE UMA ASSEMBLÉIA, responsável pelos rumos da GREVE, mas é EFICIENTE nas MANOBRAS INTERNAS desta burocracia para atingir PESSOALMENTE os principais ativistas do MOVIMENTO e outros que DESMASCARAM A FARSA UNIFESPIANA (ver artigos no blog da greve).

    OCUPAÇÃO

    Desde 2010 VOTAMOS CONTRA A PROPOSTA DE OCUPAÇÃO, até pela CORRELAÇÃO DE FORÇAS. No entanto, diante dos relatos acima, vem a PERGUNTA: quem delibera esta questão, uma ASSEMBLÉIA DE ESTUDANTES, a PLENÁRIA ABERTA DO COMANDO DE GREVE ou os ESTUDANTES AMEAÇADOS PELA SINDICÂNCIA?

    Uma SINDICÂNCIA NÃO ATINGE A ASSEMBLÉIA (esta instância não tem nem um responsável, seja PESSOA FÍSICA OU JURÍDICA), assim como a PLENÁRIA DO COMANDO DE GREVE. Explicado isto, fica fácil deduzir que somente os PRINCIPAIS ATIVISTAS COM NOME E MATRÍCULA, seriam os principais SUJEITOS a serem, punidos, portanto, ÚNICOS prejudicados na ACADEMIA.

    Portanto, esta medida radical decorrente desta manobra, INIBE MANIFESTAÇÕES CONTRÁRIAS, tanto que praticamente nenhum ESTUDANTE toca nesta MEDIDA DITATORIAL e PROVOCATIVA DO DIRETOR E PARTE DA CONGREGAÇÃO, por medo de prejudicar sua CARREIRA ACADÊMICA! E somos obrigados a entender esta atitude dos estudantes, principalmente pela forma ARTITRÁRIA E DITATORIAL que o Diretor e parte da CONGREGAÇÃO agem na Unifesp Pimentas!

    RUMOS DA GREVE 2012

    Quanto aos RUMOS DA VITORIOSA GREVE DE 2012, o fórum é a ASSEMBLÉIA GERAL DOS ESTUDANTES e não deve ser PAUTADA POR QUALQUER DOCENTE, a exemplo do ocorrido na SEMANA PASSADA.

    Voltando à OCUPAÇÃO: apesar dos RISCOS dos ESTUDANTES QUE FORAM PARA A OCUPAÇAO, é uma GRITANTE FALÁCIA QUE A OCUPAÇÃO SAIU DERROTADA, TANTO DA DIREITA REACIONÁRIA QUANTO DE OUTROS SETORES ISOLADOS DO MOVIMENTO!

    Estes setores não aceitam que o CENTRO DAS DECISÕES QUE APROVOU E MANTÉM A GREVE É A ASSEMBLÉA GERAL DOS ESTUDANTES e que resgata um conceito importante; DEMOCRACIA OPERÁRIA, que alguns entendem como ASSEMBLEÍSMO!

    Portanto, classificamos como um DESVIO PEQUENO-BURGUES chamar os estudantes que tem sua opção partidária no PSTU, PSOL e PCB e os INDEPENDENTES que também participaram da ocupação de traidores e golpistas.

    Isto sim alimenta as falácias reacionárias dos reais inimigos, inclusive esta GALERA PRÁTICO-UTILITÁRIA representada pelo “APLHACINHA ESCROTINHO” dentro de uma UNIVERSIDADE DE HUMANAS profere discursos PRECONCEITUOSOS, a exemplo da gozação aos estudantes de BOTUCATU.

    Além de preconceito explicito fomos “blindados” com outra pérola deste pseudo-estudante, representante de muitos “ALPHACETES” envolvidos pela “hermenêutica do afeto”, inclusive MULHERES: respondeu a uma ESTUDANTE, com argumento coercitivo comumente praticado contra a mulher por LACAIOS machistas da mesma estirpe do tal “Alphacinha Escroto” (leiam o blog da greve).

    Agora, o PIOR: quem está bancando estes PRÁTICO-UTILITÁRIOS DOIDIVANAS REACIONÁRIOS (os “Alphacinhas escrotinhos”)?

    SIMPLES: os mesmos ESCOLÁSTICOS QUE TENTAM PAUTAR OS ESTUDANTES CONTRA A GREVE, COMO SE FOSSE FÁCIL “ESCONDER O SOL COM A PENEIRA”, após este estado de coisas, tendo a PRECARIZAÇÃO DO CAMPUS PIMENTAS GUARULHOS como PONTA DE LANÇA.

    A outra FACE REVELADA NESTA HISTÓRICA LUTA DA UNIFESP PIMENTAS e que não ocorre somente na UNIFESP: o ACADEMICISMO-POSITIVISTA e pequeno-burguês que são responsáveis na formação destes SUJEITOS PRÁTICO-UTILITÁRIOS: os porco-chauvinistas “ALPHACINHAS ESCROTINHOS”.

    Esta farsa registrada nesta GREVE 2012 vai ficar para a história da ACADEMIA!

    A BANDEIRA DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

    O Ministério da Educação, através de contado a partir do Governo de Guarulhos, se propôs a nomear uma COMISSÃO TÉCNICA para acompanhar os ESTUDANTES NAS NEGOCIAÇÕES. Agora, não se SURPREENDEM SE VÁRIOS PORTUNISTAS começarem a DISPUTAR ESTA BANDEIRA!

    Desta forma, cumpre REGISTRAR: os responsáveis para que o MINISTRO MERCADANTE SE INTEIRASSE DA HISTÓRIA A PARTIR DOS ESTUDANTES, TEM NOME: GREVE GERAL DE 2012 E A VITORIOSA OCUPAÇÃO DA DIRETORIA ACADÊMICA, que deu mídia e repercussão NACIONAL e um INTERLOCUTOR.

    TODOS À ASSEMBLÉIA DOS ESTUDANTES

    1. FORTALECER A ASSEMBLÉIA GERAL DO DIA 10/05/2012
    2. FORTALECER AS TAREFAS ORGANIZATIVAS DA AGENDA
    3. VAMOS ORGANIZAR PARA A QUARTA-FEIRA:

    A) DANÇA DA QUADRILHA E MODA CAÍPIRA
    B) CALDÃO DA GREVE – GALINHA CAIPIRA
    C) ATO CONTRA O PRECONCEITO E O MACHISMO

    A LUTA CONTINUA, PRECISAMOS CONSOLIDAR NOSSA PAUTA DE REIVINDICAÇÕES.
    ASSEMBLÉIA GERAL – 10 DE MAIO DE 2012 – 19H00MIN.

    filosofiadapraxisunifesp disse:
    1 de maio de 2012 às 12:55 pm
    GREVE UNIFESP 2012

    * Por uma EDUCAÇÃO PÚBLICA GRATUITA, UNIVERSAL, DEMOCRÁTICA E DE QUALIDADE
    * Por uma UNIVERSIDADE sem MUROS
    * Contra: CRIMINALIZAÇÃO de 100 ESTUDANTES
    * Contra: PRECARIZAÇÃO e TRANSFERÊNCIA DO CAMPUS PIMENTAS PARA SÃO PAULO
    * Contra: BUROCRACIA ESCOLÁSTICA ASSISTENCIALISTA
    GREVE E OCUPAÇÃO UNIFESP PIMENTAS – MAIO DE 2012

Os comentários estão fechados.