Comissão de alunos na reitoria em 08/05/2012

Conforme decisão da plenária do Comando de Greve do dia 07 de maio de 2012, foi designada uma comissão de alunos da UNIFESP Campus Guarulhos, em greve desde o dia 22 de março, para dialogar com a Reitoria. O objetivo deste diálogo foi o de repassar ao Reitor uma decisão do Movimento tirada em Assembleia Geral, de que as negociações com a Reitoria seriam feitas no Campus Guarulhos, em audiência pública com presença do Magnífico Reitor da UNIFESP, Prof. Walter Manna Albertoni.

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

Parte 5

Comissão de alunos na Reitoria

100 pensou em “Comissão de alunos na reitoria em 08/05/2012

  1. 1300 em assembleia, aonde?!?!?! gente dissimulada!!! Vocês percebam que eles já abrem a pauta de negociações com os tais dos quarenta e oito processados pela polícia federal!!!! como prioridade! que sejam processados expulsos e punidos!

    Teve um que falou: a tropa de choque olhou com cara feia pra gente!!!! Cú de burro!

    Todo mundo com carinha de sonso (a)!!!

    • Ainda estou no primeiro vídeo e já estou puto com essa gente… como gostam de se fazer de vítimas! Pautinha mal feita!!!! Cheio de achismos e especulações sem valor, tal com o Juraci… já estou em 17minutos e o reitor ainda nem começou a se pronunciar….

    • Esses alunos falando como se fosse aquelas donas de casa que reclamam que o marido não sai do bar já está enchendo o saco!!!!! 20 minutos e o coitadismo prevalece….

      • 23m09s “Estão mentindo na nossa cara.. isso é muito, muito, muito feio!” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Estou no segundo vídeo e ainda não começaram a discutir sobre o tema principal, gente…. pediram audiência com o reitor para fazer crochê huahuahuahuauh

      • Gente… como perdem um tempo tão precioso, coitadismo é algo que permeia esse comando de greve!! 10m do segundo vídeo e os alunos não fazem outra coisa a não ser especular…. o Marcos Cezar fala e os alunos não entendem, quem perde é o discente…

  2. SUN TZU, HO CHI MINH e a GALERINHA REACIONÁRIA

    Ainda bem que conheço boa parte dos estudantes da UNIFESP PIMENTAS.

    Caso contrário, ficaria muito abatido e iria jogar no lixo todo os livros que li e que ajudaram a abstrair do CAMPO PRÁTICO – naquele movimento de ascenso e descenso, necessário para não ficar somente no misticismo que cai no utilitárismo imbecibilizado. LEIAM DE FORMA CRÍTICA AS PÉROLAS DO “MOVIMENTO ALPHACINHA ESCROTINHOS”.

    Desde posições claramente fascistas, vide o caso BOTUCATU e ATAQUE MACHISTA PORCO-CHAUVINISTA, até as pedaladas em qualquer DEBATE ou PROBLEMATIZAÇÃO. Eu só não sabia que PRÁTICO-UTILITÁRIO não enxerga nada, uma vez que tentam criar um clima de que na UNIFESP PIMENTAS TÁ TUDO UMA MARAVILHA, tem tudo que uma BOA FORMAÇÃO PRECISA: salas de aula, copiadora, biblioteca, laboratórios, servidores suficientes para atender todas as demandas, OPORTUNIDADE PARA TODOS SEREM DOUTORES, critérios justos para distribuir verbas públicas, CORPO DOCENTE DEMOCRÁTICO E QUE NÃO CONSIDERA OS ESTUDANTES COMO OBJETOS E NÃO REPRIMEM DE DIVERSAS FORMAS NA SALA DE AULA (*), transportes (para esta galera reaça, temos metro, trem, aeroporto e BUSÃO à vontade), REFEITÓRIO “SHOPPING BANDEIJÃO” E VAI POR AÍ – vejam o RELATÓRIO DOS DOCENTES – para não falarem que é apenas reclamações de estudantes que não tem o que fazer, ou ainda, segundo a galera “Alphacinha escrotinhas”: malucos maconheiros!

    “BÃO – DO PRÉDIO NEM VAMOS FALAR, JÁ TÁ CONSTRUÍDO! O POBEMA É QUE ESTES CARAS FICAM FUMANDO, VIAJA E NÃO VÊ NADA!”

    Quanto aos participantes que SEGUEM A BANDEIRA IDEOLÓGICA (PORTANTO TEM UM LADO, TEM UM PARTIDO) “ESCROTOS UNIDOS JAMAIS SERÃO GENTE HUMANIZADA”, liderados pelo tal “ALPHA ESCROTINHO E VAI POR AÍ”. Lembra dois GRANDES LÍDERES: hitler e mussolini!

    Democracia é assim mesmo, Tem maluco prá tudo! A diferença dos MALUCOS GREVISTAS é que teimam em pensar na CONSTRUÇÃO COLETIVA, enquanto estes demais babacas que, salvo um ou outro, sequer conseguem escrever mais que meia dúzia de palavras. Penso que é para não se expor muito, caso contrário, dá para sacar o que tem dentro dos miolos moles, a exemplo do seu líder “alphacinha escrotinho”!

    Vamos agora ao que interessa:

    ASSEMBLÉIA GERAL DIA 10/05/2012

    APÓS AS 14 HORAS TEREMOS VÁRIAS ATIVIDADES NO CAMPUS

    – EXPOSIÇÃO DOS ALPHACETES
    – CALDÃO DA GREVE – GALINHA CAÍPIRA
    – QUADRILHA DE ESTUDANTES
    – FUTEBOL

    Tem muito mais, procurem se informar. Durante o dia dá pra BATER MUITO PAPO e entender quais são os ABSURDOS, as manobras do DIRETOR E PARTE DA CONGREÇÃO, DO REITOR e “VOTAR CONSCIENTE!”

    QUEM DESDE O COMEÇO DÁ DANDO O RUMO DA GREVE É A ASSEMBLÉIA GERAL DOS ESTUDANTES! Quem participa, sabe, o resto é balela!

    (*) EM TEMPO: SEMPRE DEIXAMOS CLARO QUANDO FALAMOS DA CONGREGAÇÃO E DOCENTES que são parte do CORPO DOCENTE, tem muito professor que apoia a greve e ainda, nunca sacaneou o movimento estudantil.
    Generalizar seria TÃO IMBECIBILIZANTE quanto os pensamentos do “alphacinha escrotinho” e seus séquitos!

    • Por gentileza, você não respondeu o questionamento abaixo que havia colocado em outro post, caso não tenha feito isso por não ter voltado mais para lá ir ver os comentários, eu recapitulo neste, ok? Pode responder a respeito?

      Gostaria de questioná-lo sobre se a paralisação sem planejamento nenhum das aulas não aumenta a precarização do campus no lugar de efetivamente obrigar que a estrutura burocrática de poder da instituição faça alguma coisa a respeito?
      Se é verdade mesmo que o MEC está se mobilizando para participar das negociações, você sabe que o próprio ministério tem amarras no poder de intervenção, devido a legislação garantir a AUTONOMIA das universidades perante a união? Até onde eu sei o poder máximo oficial das universidades se encontra em suas reitorias e Conselhos.
      Outra coisa, todas as Universidades Federais instauradas pelo REUNI estão com os mesmos problemas que a Unifesp Guarulhos? De todas as que foram realizadas quantas passam por problemas parecidos com os nossos? A UFABC por exemplo vai muito bem (dentro das possibilidades de educação do Brasil, seja a nível USP, Unicamp ou UNESP por exemplo) obrigado, tenho um primo que estuda políticas públicas lá, de vez enquando vou com ele assistir aulas como ouvinte e lá não tem os nossos problemas.
      Será que as federais e campus que possuem tantos problemas como os nossos não estão assim devido a um cenário característico e muito específico delas próprias, vide que o ciclo de relações de poder oficial, formal e administrativo das universidades se fecham sobre elas mesmas?
      Portanto o melhor movimento estudantil possível não seria o movimento da inteligência? Ou seja, levar a discussão dos nossos problemas para a sala de aula e nos apararmos com o conhecimento dos livros, da nossa legislação e dos docentes muito bem capacitados que temos a disposição para nos ajudar a interpretar melhor o quadro em que vivemos e saber de fato por que temos estes problemas, qual a real origem, etc.
      Sinto em dizer que depois de tudo que tem acontecido, o que mais fica notório sobre o atual movimento estudantil é que ele está infestado de pessoas trajadas com um disfarce ideológico de heroísmo vanguardista de esquerda que visa o bem comum quando na verdade tem como fim apenas os seus objetivos individuais como ganho de credibilidade em seus partidos para consolidar suas carreiras políticas e militantes, quando não criar subsídios de exploração dos mercados tangentes a questões do nosso campus como a expeculação imobiliária, etc.
      E esse problema todo se dá muito devido a falta de mobilização dos discentes como um todo, a falta da política de base nos Centros Acadêmicos e até a falta de um Diretório Acadêmico, devido a falta de disponibilização das pessoas a este tipo de mobilização quando não o espanto pela participação coercitiva da conciliação de diferentes que é o fator sui generis do porque existir a política.
      Gostaria que se posicionasse a respeito.

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk… CARA, QQ CÊ FUMA???? ME VENDE UM POUQUINHO, PORQUE ESSE BAGULHO É DO BOM!!! TU VIAJA MEW!!!! TUA MAE DEVE TER TE CHAMADO DEMAIS DE “ESCROTINHO” TU ADORA ESSA PALAVRA. E SUAS COMPARAÇOES SAO UMA MERDA, É HITLER, MUSSOLINI E O ESCAMBAL. O FALTA DE CRIATIVIDADE.. AFFS –‘

      • VINICIUS, RESPONDI NO LUGAR ERRADO, ERA PRO FILOSOFIADAPRAXIS. VOU RESPONDER PRA ELE AQUI EM BAIXO. SORRY

  3. QUEM LEMBRA DO FORA COLLOR???

    CASO A POPULAÇÃO FIQUE IRRITADA, PODE SER QUE SAIA O MOVIMENTO E CONVENÇA O REITOR A IR AO CAMPUS PIMENTAS NA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DAR O PONTAPÉ NAS NEGOCIAÇÕES QUE ESTÃO EMPERRADAS:
    MOVIMENTO “VAI ABERTORNI”

    A HORA QUE O POVO COMEÇAR A PEDIR PARA ELE, ATÉ PORQUE É FUNCIONÁRIO PÚBLICO, PARA CUMPRIR SUA FUNÇÃO DE REITOR, QUEM SABE ELE VAI?

    IMAGINEM AS RUAS COM VÁRIAS FAIXAS E O CORO DO POVÃO:

    “VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI”
    “VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI”
    “VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI”
    “VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI”
    “VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI”
    “VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI”
    “VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI”
    “VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI”
    “VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI”
    “VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI”
    “VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI”
    “VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI”
    “VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI”
    “VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI”
    “VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI””VAI ABERTORNI”

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk… CARA, QQ CÊ FUMA???? ME VENDE UM POUQUINHO, PORQUE ESSE BAGULHO É DO BOM!!! TU VIAJA MEW!!!! TUA MAE DEVE TER TE CHAMADO DEMAIS DE “ESCROTINHO” TU ADORA ESSA PALAVRA. E SUAS COMPARAÇOES SAO UMA MERDA, É HITLER, MUSSOLINI E O ESCAMBAL. O FALTA DE CRIATIVIDADE.. AFFS –’ TSC TSC

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk… CARA, QQ CÊ FUMA???? ME VENDE UM POUQUINHO, PORQUE ESSE BAGULHO É DO BOM!!! TU VIAJA MEW!!!! TUA MAE DEVE TER TE CHAMADO DEMAIS DE “ESCROTINHO” TU ADORA ESSA PALAVRA. E SUAS COMPARAÇOES SAO UMA MERDA, É HITLER, MUSSOLINI E O ESCAMBAL. O FALTA DE CRIATIVIDADE.. AFFS –’ TSC TSC .. AFF BLOG DO DEMONIO, FAZ EU RESPONDER PRA PESSOA ERRADA

  4. Já pensou o senhor bem longe do nosso meio!?!?!?

    Olha o Albertoni e o MC (ninjas) e vê se aprende alguma coisa coisa oh! burro velho!!!!

    • Meu… esses alunos querem ouvir e não deixam ninguém falar, ficam como se fossem urubus espreitando carniça.

  5. Esse Juraci tem quantos anos só por curiosidade rs? Pelas coisas q escreve parece q tem 10 rs…

    • Desculpa… mas não vejo respeito, decoro ou qualquer tipo de ato que poderia ser cometida por pessoas que, a princípio, deveriam se portar com civilidade. Quer que me convença de que ISSO representa o Movimento Estudantil???

      Quanta pobreza!!!!

      • erro de português, uso de gírias, cochichos durante as falas do MC… nem postura esses caras tem, que dirá capacidade de liderança, credibilidade… aff! estudem, meus queridos, estudem!

  6. Bem vocês fizeram greve,queriam falar com o reitor,CONSEGUIRAM, è aí posso voltar a estudar…

  7. Deuzes débeis; Perdidos: em esperanças sinceras, ilusões, parcelas, vertigens paralelas, modestas paisagens, passagens, ritos, mitos,vestígios de gritos; suas crianças em meios malditos. Morra em voce, transceda a estrutura do ser, do destino, de sua alma viciosa, de sua ansia, e espectativa indecorosa,que é no suspiro derradeiro, um morto verdadeiro que mais vive; que é na morte em que [ser] é possivel se tornar vivo, e renasça, um outro em voce mesmo, um homem de um mundo inteiro, um Deuz débil em sua mortalidade, em sua carne, e oficina.
    A glória carnavalesca de uma morte viva.

    viver é poesia! e a morte é só mais um!
    RENASCENDO DAS CINZAS

    • Walter Albertoni: Vocês sabem o que é sindicância?

      Comissão: ….

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkk PATETICOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    • Afffff!! De fundamentalistas e sectários já bastam os grevistas né amigo! Vou mandar pra você então muito axe, mazaltov, shana tova e feliz Natal!

  8. Walter Albertoni: Vocês sabem o que é sindicância?

    Comissão: ….

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk PATETICOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    • Naum tio Albertoni!! Ah! explica vai?!!!?

      Então, o tio Alberto vai explicar bem devagarinho ta bom?!!?

  9. Percebem que pelo menos metade dos que deveriam estar ali para estabelecer um acordo em prol das tão almejadas melhorias no campus, estão bem mais preocupados em tirar fotos e filmar a reunião ?. Esse são os ‘representantes’ do corpo discente da UNIFESP GUARULHOS.

  10. O que é que esses pseudo representantes foram fazer na reitoria afinal de contas ?. Por que até agora não percebi qual foi o motivo da audiência com o reitor.

  11. Mais de 10 min. que os caras estão reclamando que a reitoria removeu eles da ocupação que fizeram na direção acadêmica.

    • Um ligeiro palpite acerca do motivo: eles querem que o reitor vá ao campus para porque acreditam que com isso a greve acaba e eles dirão que sairam vitoriosos. Pode parecer esdrúxulo… mas a conversa com o reitor deu-se motivada por pura e simples VAIDADEEEEEE
      Essa porra de movimento está falido e eles querem caçar assunto, nada mais e nada menos que isso… se não entenderam as explicações do reitor, do Marcos Cezar ou do Leduíno… então fica atestada a pura e simples intransigência por parte desses alunos.

      • É O QUE EU DIGO DESDE O COMEÇO, ELES QUEREM CAUSAR. BANDO DE EGOCENTRICOS!!! METIDINHOS A REVOLUCIONARIOS!! AFFFF..

  12. O Albertoni dando uma aula de como fazer um movimento estudantil organizado aos 15 min. do 2º vídeo.

  13. E eles falam com o reitor em um dia, e fazem ato em frente a reitoria no outro,vai entender…

    • não sei de você, mas pra mim chega um momento que comecei a me irritar com esses alunos, pois tomaram quase 60 dias PARA ISSO!!!!

      • É como se esses alunos apontassem seus dedos para os alunos do campus e dissessem: OTÁRIOS!

        fiquei tão irritado que me sinto obrigado a postar vídeo da Xuxa, que pra mim é bem a cara dessa comissão que foi lá huahuauahhau

        [youtube=http://www.youtube.com/watch?v=bJRQggUqXIg]

      • Cara, muito duro saber disso! Que essa gentinha incompetente, dissimulada e sem vergonha nos fez perder um semestre, porque a coisa mais importante para eles e a presença do reitor do campus ! FDP’s! Gente ordinária, irracional e caprichosa!

        Agora que o semestre foi perdido, como repor em tempo hábil e com qualidade nossas aulas!!?!?

  14. PESSOAL…. NÃO ESTÁ NA HORA DE OUTRAS ABORDAGENS MAIS MICRO-REVOLUCIONÁRIAS? POR EXEMPLO: HACKEAR O SITE NA UNIFESP E TIRAR TUDO DO AR: DUVIDO QUE NÃO NOS OUVIRIAM. TUDO FICARIA PARADO, QUE TAL?

      • Ficar o dia todo atormentando em um blog pra quê? Mesma coisa: o cara é favorável à greve, até quer participar, mas só de pensar no ato simbólico de formação de quadrilha começa ter ataque de pânico… aí o esquema é fazer maligna e exaustivamente de dentro da bolha!

        $ /etc/init.d/openvpn start

        Use IO::Socket::INET

        killall Human();
        }

    • NOSSA QUANTA MATURIDADE, HACKEAR SITE… –‘ DEUS, SE TU EXISTE E É O CARA… DÁ UM JEITO NISSO AQUI PLEASE!!!

  15. Essa greve sempre foi uma inutilidade .Ficou claro neste encontro que todas os elementos da pauta são importantes, mas que não são coisas que podem ser resolvidas tão rápido aponto de serem a condição para o término da greve. O departamento de letras já havia se posicionado sobre a pauta assim como o reitor.
    Mesmo sendo a favor de um movimento estudantil, a greve não é o melhor meio, já que a imagem que o reitor esta fazendo dos estudantes do campus Guarulhos é contrária da que queremos transmitir: a de estudantes, e não apenas grevistas.
    Greve em universidades públicas são comuns, portanto, mesmo conseguindo o que está sendo solicitado, o campus Guarulhos continuará com um histórico de greve.
    Pelo que eu pude ver, alguns dos estudantes que foram representar os estudantes, já não estão mais lutando pela universidade, mas sim por vontade própria de não ser derrotado.
    E por ultimo a representante do centro acadêmico de letras é uma vergonha, poque só tinha ela sendo grosseira e irredutível. Lamentável.

    • Daí lhe pergunto: quem essa gente realmente representa? Parece mais que cada um ali quer ficar bonito na foto para depois contar para os amigos que “fez a diferença”… achei muito lamentável a postura de todos os estudantes que lá estiveram, pois se eles são a representação estudantil, então estamos nos nivelando por baixo, pois sequer há cordialidade nos dizeres deles, falta o básico da educação que, provavelmente, nem a melhor universidade seria capaz de dar. Nesse sentindo que entendo, restringindo-me a esse grupo, que a educação está precarizada… está sim! Por excessos!

    • Nossa uma CAVALA! Tava vendo a hora que ela ia pular no pescoço do Albertoni! O habitus de todo revolucionário e assim: ficar zombando com a cara da pessoa sem um pingo de trato, educacao e respeito; ela gostaria que fizessem aquilo com o pai ou a Mae dela?

  16. Por que eles querem o Albertoni em Guarulhos ?. Eles acreditam que se o reitor fizer uma visita lá tudo se resolverá?.

    • Eles querem por questão de vaidade, Jeferson. Se o reitor for lá, é como se ele estivesse se “submetendo” à vontade do Comando de Greve, é tão somente por isso.

      • A grevista falou que quer o Albertoni vá lá por não haver uma liderança ao movimento… Até eles reconhecem que não possuem líder.. rsrs

      • O pior é que quanto mais esse grupo tenta consertar, pior fica… a ponto daquele andrógeno dizer por ele mesmo que iria radicalizar ainda mais

      • rapaz… pena que a maioria dos estudantes não verá esse vídeo, pois é de se revoltar.

  17. A fundamentação do movimento estudantil se dará ao ponto em que todos os envolvidos nas concpções organicas, na criatividade intelctual, na maturidade, no anseio de justiça social, se voltarem para aquilo que realmente é efetivo/é passivel de ser realizado. Tosos de excessos, por parte de alguns grevistas não podem ser levados a sério, mas o movimento estudantil atua independente destes, pois é um corpo coletivo, um organismo de dinamica das relações sociais que extrapolas essas “ordens” grevistas radicais. A unifesp pimentas é antes de mais nada um organismo, uma entidande organizacinal, um fator de preponderância intelectual de criação do intelecto, das faculdades do ser humano, principalmente em questão de ser humano, pois um campo de humanas não teria outro objetivo.é lamentavel a falta de perspctiva e visão de alguns, é lamentavel descer o nivel da discussão, principalmente se tratando de estudantes de linguagens, esta que é a mais sublimes da criação humana, a criação mais humana de todas. Mas a Liberdade vem primeiro, a representação é uma questão complicada, principalmente falando de um movimento estudantil que acerca no efetivo 400 alunos, atores, fatores sociais e no grosso mais de 2000. então é óbvio que a questão de organização tem que ser plenamente reformada, reformulada, que esta situação está caótica e anarquica, que as páutas não serão concedidas ao movimento com estes termos. Precisamos reagir sim a organização dos diretores, mas precisamos de moldes coerentes pra isso, e não usar uma sala de aula como se fosse um campo de batalha.

  18. Já que não dá pra estudar, vamos pra Unifesp pelo menos pra fazer alguma coisa… o que vocês sugerem?

    Que tal jorgar baralho?

  19. Isso tudo não vai dar em nada.Perderemos o semestre ou simplesmente teremos de fazer um período atrás do outro, sem férias ou tempo para descansar. A pergunta, porém, continua: o que faremos no ano que vem, com mais alunos e sem espaço? Teremos outra greve e ai um 2012 versão 2.0?

    • SIMPLES, É SÓ EXPULSAR OS GREVISTAS, AÍ TERÁ ESPAÇO PARA NOVOS ALUNOS. OS QUE QUEIRAM ESTUDAR, E NAO FAZER BADERNA. O ENSINO MEDIO ACABOU NÉ GENTE. BADERNA A GENTE FAZIA QUANDO TINHAMOS 14 ANOS!!!

  20. EXTRA! EXTRA! EXTRA! EXTRA! EXTRA! EXTRA! EXTRA!

    NOTÍCIA EXTRAORDINÁRIA DECORRENTE DA GREVE E OCUPAÇÃO!

    A GREVE E A OCUPAÇÃO NA UNIFESP RESULTOU EM GRANDE DIVULGAÇÃO PELA MÍDIA. LEVANDO A PRECARIZAÇÃO DO CAMPU A TODAS AS PARTES DO BRASIL, AGORA VEJAM O QUE ESTÁ DEIXANDO AGITADA A DIREÇÃO DA UNIFESP (e os lacaios “ALPHACETES ESCROTINHOS”):

    – COMPROMISSO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO: nomeação de REPRESENTANTE para acompanhar NEGOCIAÇÕES entre os ESTUDANTES e a UNIFESP.

    – COMPROMISSO DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO: convocação da REITORIA para AUDIÊNCIA PÚBLICA e os ESDUDANTES ESTÃO CONVIDADOS!

    ASSEMBLÉIA GERAL DIA 10/05/2012 – 19h00min – PARTICIPEM!

    • Acho que sua informação está errada eim. O que foi passado é a participação de dois vereadores de Guarulhos que dizem ter ligação com o ministro da educação Mercadante. Ou seja, menos manobras eleitoreiras e mais fatos por favor.

      • Vinícius, acho que você está dando mais crédito ao Juraci do que ele realmente merece. Não faça caso, se essa informação fosse procedente, com certeza esse site já teria publicado. Não esqueça de que está lidando com um falastrão.

      • Não é dar crédito, eu to levando essa situação muito séria. Ficar apenas na gozação e na depreciação sarcástica com ele é o que ele quer, não percebe-se que esse tipo de pessoa representa um perigo para a comunidade acadêmica?
        É para se pensar tem zilhões de partidos e representantes de empresas dentro da nossa instituição de ensino determinando e influenciando o que acontece por lá, e em nome do que? Do fim da precarização do campus obviamente que não, pois se fosse eles tomariam medidas prática potencialmente eficazes, o que eles de caso pensado não fazem. Esse rodeio em torno das críticas abstratas do capitalismo, burocracia, burguesia, dos 48 alunos processados, etc, etc é uma ladainha que cumpre bem o objetivo deles, atrair pessoas com ideiais simpatizantes de esquerda para lhes dar força e afastar quem não esse tipo de afinidade política e ideológica, dessa maneira ficam livres e com poder para cumprir os seus reais objetivos.
        Sério mesmo to muito preocupado com isso tudo, desde as condições de estudo que temos até a intervenção malévola desse pessoal. Eles estão conseguindo destruir o que mais conta no campus, as relações entre os alunos, são amigos brigando, pessoas sendo levadas a correr riscos desnecessários e em nome do que? Do campus Guarulhos Pimentas da Unifesp? É óbvio que não, portanto é de se pensar como resolver esse problema. Daí o manifesto.

      • Se esse blog for um termômetro para medir o grau de simpatia discente em relação à greve, então dá para pensar que, ao menos, os termos muito propagados por esse grupo andam bem desgastados e os estudantes realmente estão de saco cheio dessa ladainha. Não nego que talvez seja um momento de crise no corpo discente, mas tenho para mim que isso também pode ser visto como uma abertura a mudanças, por exemplo, dado o extremo a que isso chegou, creio que as conversas sobre a estruturação do movimento estudantil no campus ganharão mais força.

        Há uma outra coisa que acho bem assombrosa em relação a todo esse acontecido, que é a facilidade com que os alunos de humanidades são seduzidos por ideias tais como as propagadas pelos idealizadores desse blog, em momento algum a gente vê moderação ou prudência nos discursos, é como se entrassem na universidade para que alguém lhes conduzissem a partir de dizeres que correspondem ao que essas pessoas querem ouvir. Nesse ponto, imagino, tem-se a ignorância em seu lado mais perverso, pois o corpo coletivo intelectualmente amorfo simplesmente é levado a pensar como “viáveis” alguns comportamentos que, individualmente, seriam tidos por absurdo. Isso revela o despreparo e a fragilidade que muitos possuem ao comprar tais ideais, pois é de se perguntar “qual é o tamanho de um abstrato?” Ora, ele teria o tamanho que você quiser que ele tenha. E é uma ação que, segundo penso, ganha força porque é alimentada pela apatia de muitos, pois não há real oposição a esses “de esquerda” simplesmente porque a esquerda é uma abstração, ideal tal que ao ser concebido, concebe seu antagônico e faz dele seu “inimigo”, mas ocorre que não há correspondência com o “fato” porque a maioria é indiferente a essa abstração, excetuando os que compram a ideia. Tal indiferença da maioria produz lacunas que exigem preenchimento, por falta de critério, acabam sendo preenchidas por personalidades que veem ali a oportunidade de realizar algo que, aos olhos da maioria, é por natureza irrealizável.

        Para mim, muitos ali sequer possuem base teórica para problematizar a própria vida, imagine só para problematizar um grupo ou então para lidar com interesses tão distintos, sem contar que muitos não estão preparados para lidar com a multiplicidade de ideais. Falta um “saber” que viria de duas vias, a acadêmica e a da vida, e de ambas qualquer jovem carece, por isso, suponho, que recorrem a relativismos e discursos de conveniência onde o “diferente de meu grupo” deve ser rechaçado porque, sem qualquer explicação plausível, é tido por ideia inadequada. O mal de muitos é a falta de honestidade intelectual, como se acreditassem na existência de um “saber ilimitado” cujo caminho seria aberto somente a esses “eleitos”. Para finalizar a divagação, digo-lhe que se a razão de ser desse grupo é justamente estar em conflito para que o ideal de revolução se cumpra (mesmo que ela ocorra somente na cabeça de seus integrantes), então podemos dizer que o menos interessado na realização dessas mudanças são eles mesmos, pois no dia em que isso ocorrer, eles perdem sua razão de ser.

      • Você tem razão quando diz que o problema do nosso campus está mais na abstenção política, esse é um dos pilares do problema no Brasil e em boa parte do mundo (pois é a falta de participação política que da margem ao despotismo democrático da minoria ou pseudomaioria que se dispõe a representatividade).
        O que Aristóteles afirmava, que o homem é um ser político por excelência parece ter sido descontruído ao longo do tempo (ao menos no decorrer de transformação do contexto histórico ocidental) por aquilo que Constant definiu como liberdade dos Antigos e liberdade dos Modernos, nas quais a primeira se referia ao desejo e necessidade social de cada indivíduo em ter uma participação política efetiva (a clássica ágora ateniense) e a última a chamada liberdade individual (conceito oriundo do liberalismo do século XIX, no qual o indivíduo abdica da participação política pelo trabalho cotidiano e o consumo no tempo liberado, falsamente assimilado como livre).
        E isso ocorre muito tanto no nosso campus como na sociedade em geral, as pessoas estão sempre muito ocupadas com o trabalho, as aulas, as provas, pesquisa, iniciação científica, projetos, família, vida afetiva, diversão, etc… E se nem mais a missa de domingo as pessoas se sentem dispostas a ir, imagina a militância política? É dessa lacuna que se aproveitam esse tipo de gente e com o imaginário heróico daquelas figuras históricas que fizeram (ou tentaram quando não apenas acreditavam estar fazendo) algo pelo bem comum, como Che, Daniel Allende, Lênin, etc…
        Eu só espero que a partir de agora, “pelo menos” no nosso campus as pessoas se conscientizem com a necessidade de se virar (mesmo trabalhando e estudando como eu) para participar de alguma forma efetiva e não deixar o barco ficar como está agora.

  21. Olá pessoal,

    Venho acompanhando isso tudo apenas como um assíduo leitor, mas vejo-me impulsionado a participar dessa discussão:
    1. Acho que baixamos muito o nível quando partimos para a agressão verbal, ameaças de agressão física, entre outros, e isso de ambos os lados, tanto daqueles que são favoráveis à greve, como daqueles que são contrários à ela;
    2. É impensável que alguém possa chegar às vias de fato por causa de tudo isso, tanto de um lado, quanto de outro;
    3. Como neófito, pois já em 2010 não participei nem como leitor, pensei que tudo isso seria resolvido no campo da argumentação, afinal, se alguém quer me convencer de algo, vai ter que ser no argumento e não na força física, muito menos na ameaça. Ressalto que sou totalmente contrário a todo e qualquer tipo de violência!
    4. A priori, sou contrário à greve, porém, como já falei ao Michael anteriormente, e volto a frisar novamente, se a maioria dos estudantes optar por ela, como vivemos em um país democrático, concordarei, mas não militarei. Assim sendo, podem me chamar de grevista de pijama e outros termos pejorativos que são utilizados, mas não é isso que irá fazer com que percamos a amizade. Afinal, a greve passará um dia e nós continuaremos a nos encontrar nos corredores, pátios e salas de aula da vida;
    5. Estou tentando, honestamente, entender o ponto de vista do Juraci, a posição que ele defende, para que eu possa ter base para contra argumentar, se não concordar com ele. Em alguns comentários o admiro pela forma como constrói o seu argumento, noutros comentários, o desconheço completamente, uma vez que entra no jogo de provocações dos seus opositores desconhecidos. Mas quanto a isso conversarei com ele pessoalmente, afinal, estamos fazendo o mesmo curso, bem como o mesmo termo;
    6. Achei muito, mas muito estranho o fato de terem retirado “dois posts” que falavam de um racha dentro do movimento, que ocasionou na retirada pacífica do campus no sábado, e estes por sua vez representados por partidos políticos. Fato que discordo completamente, mas podem me convencer da necessidade do envolvimento de tais partidos na greve para reivindicar melhorias para nós alunos. Podem me chamar até de ingênuo, por achar que não havia por trás a política de esquerda ou de direita em alguns casos, mas estou sendo sincero em achar que tudo isso começou pelo inconformismo de alguns alunos com a situação precária do nosso Campus. Tal fato, pelo menos para mim, faz com que todo esse movimento perca a sua credibilidade. Volto a repetir, esse é o meu ponto de vista;
    7. Reconheço o meu erro em não ter participado de nenhuma assembleia até agora, sim fui omisso e não tenho o direito de reclamar se não estava presente. No entanto, vejo que a Assembleia próxima é uma boa oportunidade para tentar corrigir tal erro. Assim como convoco aqueles que agiram da mesma forma, para também se fazerem presentes, e façam assim, valer o seu direito;
    8. Não vejo motivos, particularmente, para os comentários anônimos, pois entendo que todos têm o direito de expressar a sua opinião, sem que sofra assim retaliações ou ameaças de qualquer natureza.

    Acho que é isso!

    • Olá, Alberto. Enfim um diálogo no meio desse monte de ofensas e ridicularizações. Compartilho com a sua visão em gênero, número e grau. Nós precisamos estar presentes sim e expressarmos o nosso ponto de vista. Afinal, o que queremos como corpo discente de um lado e de outro são as mesmas coisas. O que questiono é a forma como o atual movimento conduz as questões e a assembleia de ontem foi a prova da instabilidade emocional de alguns membros.

      Não acho que um movimento maduro seja coerente ao ceder a ofensas pessoais, ao ponto de levar alface para tornar física a provoação contra o outro. Acredito que manter o bom nível de diálogo e ação será o único modo de conquistar um movimento estudantil legítimo.

      Enquanto isso, acredito que caiba a nós pensar como queremos que isso aconteça. o Movimento Contraponto começou a fazer esse tipo de reflexão de forma a sugerir uma abertura de diálogo e, principalmente, o fim desse tipo de atuação do comando de greve.

      • Obrigado Silvia, pelas ponderações!

        A minha adesão ao Contraponto é plena. Porém Silvia, estou um pouco cansado de ver agora as ligações de amigos meus, que assim como eu outrora, não foram à assembleia ontem, mas que são contrários à greve. O fato é que tínhamos no máximo, 500 alunos presentes. Dessa forma, tínhamos no mínimo 2.300 ausências. Meu ponto de vista é o seguinte, esses alunos ausentes, são, sem dúvida alguma contrários à greve, enquanto que os favoráveis são sempre os mesmos e estão sempre no Campus agitando e vendendo o peixe deles. Devemos agora, por qual meio que seja, conscientizá-los que, só iremos reestabelecer à ordem e tirar o poder dessa minoria com a participação deles nas assembleias futuras. Porém, devemos, nós que somos contrários, nos organizarmos também, seja através de um blog (sugiro o do Marcelo), mas frequentamos mais o blog da greve (isso não é errado) e esquecemos assim de nos organizarmos para enfrentarmos de frente essa turma.

        Vanmos pensar juntos em algo.

        Abraços!

  22. FASCISTAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! VCS NÃO QUEREM DIÁLOGO!!!! VCS INCITAM O CONFRONTO!!!!! BANDO DE FASCISTAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • AIII!!!! BROCHEI DE NOVO!!!!! SEU PINTO FACISTA! ANTI-GREVE, E TUDO CULPA SUA ESSE SISTEMA CRUEL!!!

  23. Onde foram arrumar estes alunos? MEUS DEUS! Não sabem se comportar em uma conversa desse tipo, não são obetivos, não conseguem nem colocar a pauta com objetividade para ai sim cobrar soluções. Sem objetividade, sempre com a mesma lamúria, não tem condições.

    A cara de indiferença do reitor é óbvia. Do tipo: “vcs estão em greve, e daí?”

  24. ONDE ARRUMARAM ESSES ALUNOS????? ALGUÉM ME RESPONDA!!!! ONDE??????

    O Prof Marcos Cezar deve ter ficado com vergonha.

  25. Puts! Esse Reitor é o maior gargantaaaaa fala fala fala sempre a mesma coisa, sempre as mesmas gesticulações e executar mesmo ficou claro que não vai fazer mesmo,Esse Leduino já pelo nome se percebe que é o maior perdido no tempo e um Pro pikareta né , o Marcos incorporou o espírito de uma esfinge e lá ficou paralisado com seu boné ridículo, acho que sua cabeça só serve para isso, escorar boné. Ah! e o cazuza esse cara e tirador de foto oficial do seu Walter e com isso vai mamando na teta do serviço público é lamentável isso que acontecer nos dias de hj em um País miserável como o Brasil, cheio de administradores incompetentes e oportunista de plantão usurpando o dinheiro de verdadeiros trabalhadores que passam o mês com um salário de fome. Até quando vamos agüentar isso pessoal!

Os comentários estão fechados.