Greve em universidades federais pode atingir 100 mil alunos no RJ

Sindicato diz que 40% dos professores aderiram ao movimento.
Categoria diz que governo não cumpriu acordo; Ministério contesta.

Cerca de 100 mil estudantes de universidades federais podem ficar sem aulas. Na quarta-feira (23), professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) aderiram à greve, conforme informou o Bom Dia Brasil

No Centro de Tecnologia da UFRJ, no Fundão, o movimento de alunos é normal e há aulas. O sindicato da categoria informou que 40% dos professores aderiram a essa greve e disse que está marcada uma reunião entre o sindicato nacional e o Ministério da Educação. A greve atingiu, em todo o Brasil 44 instituições de ensino.

Estudantes da UFRJ dão apoio significativo à greve dos professores federais. Em um prédio da universidade, onde funcionam três cursos, parte dos 2 mil alunos passaram horas no pátio da universidade ajudando a confeccionar cartazes. “É importante dar garantia e assistência a eles agora”, afirmou o aluno Pedro Bras. Mas há quem pense diferente. “Prejudica a gente de certa forma, porque a gente faz projetos e precisa de professores apoiando a gente. Precisamos da faculdade funcionando”, afirmou Larissa de Carvalho.

O sindicato das instituições de ensino superior diz que o governo não cumpriu um acordo do ano passado para reestruturar a carreira. “Nós estamos em negociação desde agosto de 2010 e até o momento não se avançou em nada na mesa em termos de alteração da proposta governamental sobre reestruturação de carreira”, afirmou a presidente do sindicato Nacional dos Docentes, Mariana Barbosa.

O ministro da Educação, Aloizio Mercandante, não concorda com a alegação do sindicato. “o governo cumpriu o seu acordo, que o atraso se deve à tramitação da matéria no Congresso e não por falta de motivação e compromisso do governo. Que, apesar disso, editamos uma medida provisória pra cumprir integralmente o acordo, que a negociação esteve sempre aberta e que há prazo pra negociação. Estamos falando de 2012, uma negociação para só entrar em vigência em 2013, portanto, não ha razões pra uma greve em maio de 2012 nessas condições”, disse Mercadante.

fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/05/greve-em-universidades-federais-pode-atingir-100-mil-alunos-no-rj.html